FANDOM

Capitão América: O Primeiro Vingador
CaptainAmericaTheFirstAvengerComicConPoster.jpg
Diretor(es) Joe Johnston
Produtor(es) Victoria Alonso
Mitchell Bell
Mike Bodkin
Stephen Broussard
Louis D'Esposito
Kevin Feige
Alan Fine
Nigel Gostelow
Joe Johnston
Stan Lee
David Maisel
Richard Whelan
Roteirista(s) Christopher Markus
Stephen McFeely
Compositor Alan Silvestri
Data de Estréia 22 de julho de 2011
Duração 124 minutos
Receita $370.6 milhões
Mais Informações
Créditos Prêmios
Avaliações Mercadorias
Personagens Curiosidades
DVD Datas de Lançamento
Universo Cinematográfico Marvel
← Anterior Próximo →
Thor
Os Vingadores

Capitão América: O Primeiro Vingador é um filme de super-herói de 2011 baseado no super-herói da Marvel Comics Capitão América. É o quinto filme principal do Universo Cinematográfico Marvel e o quinto filme da Fase Um.

Se passa após os eventos de O Incrível Hulk e Thor, mas no sentido do enredo geral, a maior parte do filme precede todos os filmes do Universo Cinematográfico Marvel, exceto as cenas finais. Foi dirigido por Joe Johnston e estrelado por Chris Evans como Steve Rogers/Capitão América, Hayley Atwell como Peggy Carter, Sebastian Stan como Bucky Barnes e Hugo Weaving como Johann Schmidt/Caveira Vermelha.

O filme gerou duas sequências, Capitão América: O Soldado Invernal e Capitão América: Guerra Civil.

Enredo Editar

Nos dias atuais, pesquisadores no Círculo Ártico descobrem a carcaça enterrada de uma grande nave em formato de asa. Enquanto investigam o interior da nave, dois dos pesquisadores descobrem um objeto circular congelado com um design em vermelho, branco e azul.

Em março de 1942, Johann Schmidt, oficial comandante da divisão científica do Partido Nazista, HIDRA, e seus homens invadem uma igreja de pedra em Tønsberg, Noruega, buscando um misterioso artefato cósmico conhecido como Tesseract, que possui poderes incalculáveis. Descobrindo o verdadeiro Tesseract, Schmidt mata o Guardião da Igreja que havia protegido o cubo, além de todos na vila.

Enquanto isso, na Cidade de Nova York, Steve Rogers é rejeitado novamente do serviço militar nos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial, apesar de ter feito várias tentativas em escritórios de alistamento diferentes, devido sua aparência física frágil e numerosos problemas de saúde. Ao atender uma exposição de tecnologias futurísticas com seu amigo Bucky Barnes, Rogers tenta se alistar novamente. Após ouvir a conversa de Rogers com Barnes sobre querer ajudar na guerra, o Dr. Abraham Erskine permite que Rogers se aliste como um candidato no Projeto Renascimento, um experimento de "super-soldado" sendo conduzido pela Reserva Científica Estratégica sob a supervisão de Erskine, do Coronel Chester Phillips e da britânica Agente Peggy Carter.

Durante o treinamento básico, o Coronel Phillips não está convencido pelas reivindicações de Erskine de que Rogers é a pessoa certa para o procedimento, mas cede após ver Rogers cometer um ato de auto-sacrifício e bravura. Na noite anterior ao tratamento, Erskine revela a Rogers que Schmidt passou por uma versão imperfeita do procedimento e sofreu efeitos colaterais negativos devido sua ambição interna por poder e sua obsessão por se tornar um "homem superior". Entretanto, ele garante a Rogers que havia escolhido-o pois acreditava que Rogers era inerentemente um homem bom e, porque foi fraco a vida toda, ele não perderia o respeito pela força que ganharia.

De volta a Europa, Schmidt e o Dr. Arnim Zola, usando uma das máquinas do Dr. Zola, conseguem controlar a energia do Tesseract com sucesso, tendo a intenção de utilizar a energia para alimentarinvenções de Zola. Enquanto isso, Schmidt, tendo descoberto a localização de Erskine, envia um assassino para matá-lo.

Steve Kruger.jpg

Em Nova York, Erskine submete Rogers ao tratamento do super-soldado, colocando-o em uma câmara especial onde ele é injetado com o Soro do Super Soldado e medicado com os "raios vita". Rogers emerge da câmara mais alto e com um físico aprimorado. Após testemunhar o sucesso do experimento, um dos observadores revela ser o assassino de Schmidt, Heinz Krueger, que atira em Erskine, matando-o. Kruger pega o último frasco do Soro do Super-Soldado e foge da instalação para as ruas de Nova York. Rogers corre atrás de Kruger, usando sua nova força e vigor para correr atrás do carro de Kruger à pé. Apesar de tentar escapar em um submarino, Rogers consegue pegar Kruger, mas o frasco do Soro do Super-Soldado é quebrado no processo e o assassino imediatamente comete suicídio por cápsula de cianeto antes de poder ser interrogado por informação.

USO Preformer.jpg

Com Erskine morto e a fórmula do super-soldado perdida, a RCE é comandada a entrar na guerra e atacar diretamente a HIDRA, entretanto, Phillips decide deixar Rogers para trás e permite que cientistas o estudem em uma tentativa de redescobrir a formula de Erskine. O Senador americano Brandt aborda Rogers e lhe oferece a oportunidade de cruzar o país pela USO para promover doações de guerra, usando sua imagem como a do soldado forte e idealista como um símbolo para o povo se espelhar, o que Rogers aceita. Durante seu trabalho para a USO Rogers se apresenta em shows roteirizados como um personagem estrelado chamado "Capitão América". Conforme Rogers continuou sua turnê pelo país, o Capitão América adquire grande popularidade entre o público, levando a shows cada vez mais elaborados assim como aparições em curtas, tirinhas e outras peças de memorabilia. Eventualmente, Rogers começa a se cansar de ficar se apresentando ao invés de ter um papel mais efetivo ao lado daqueles lutando ativamente na guerra.

Enquanto isso, Schmidt revela seu armamento alimentado pelo Tesseract para três oficiais nazistas enviados para verificar seu trabalho, mas usa a arma para matar os oficiais quando estes percebem que a Alemanha está entre os alvos de Schmidt. Schmidt usa este momento para anunciar sua separação do Terceiro Reich, alegando que a HIDRA não poderia crescer mais na sombra de Hitler e que ela seguiria suas ordens agora, não as do Fuhrer. A HIDRA continuou absorvendo a energia do Tesseract, usando a energia armazenada para criar uma variedade de armas e a integrou a vários veículos e outras tecnologias, rapidamente dando à facção o potencial de se tornar uma grande ameaça no fronte de guerra e contra o mundo em geral.

Em 1943, enquanto em turnê na Itália se apresentando para soldados ativos, além de encontrando seus colegas da Reserva Científica Estratégica, Rogers descobre que a unidade de seu amigo Bucky foi perdida em uma batalha contra as forças de Schmidt. Apesar da insistência do Coronel Phillips sobre a inutilidade da situação, Rogers se recusa a acreditar que Barnes está morto e se torna determinado a montar uma tentativa de resgate solo, recebendo ajuda de Peggy Carter e Howard Stark, que o levam além das linhas inimigas. Rogers consegue se infiltrar na principal fábrica da HIDRA onde encontra e liberta a maioria dos soldados aprisionados que iniciam uma revolta e começam a fugir enquanto Rogers continua procurando Barnes, que encontra em uma sala separada onde estava passando por várias operações.

Schmidt, vendo os prisioneiros escaparem e Rogers movendo-se dentro da instalação, aciona a auto-destruição da fábrica para encobrir as operações da HIDRA e fugir para outra instalação. Conforme o edifício começa a explodir, Schmidt confronta Rogers em uma alta passarela onde mostra suas semelhanças com Rogers após seu uso mútuo do soro do super soldado. Schmidt expressa sua crença de que já não são mais humanos antes de revelar que sua face era uma máscara, removendo-a para revelar seu rosto vermelho e semelhante a uma caveira que lhe rendeu o nome de "Caveira Vermelha". Schmidt e Zola escapam enquanto Rogers leva Barnes para o telhado onde os dois conseguem escapar por pouco da fábrica antes de se reunir com os soldados fugitivos e marchar de volta para a base.

Cap comandos.jpg
Seguindo a libertação do prisioneiros aliados, Rogers ganha o respeito de seus superiores. é reconhecido como um soldado e recebe uma alta patente e a chance de lutar como o Capitão América, como uma figura essencial no fronte de guerra, se opondo diretamente à HIDRA. Rogers recruta Barnes, Dum Dum Dugan, Gabe Jones, Jim Morita, James Montgomery Falsworth e Jacques Dernier como seu time pessoal, o Comando Selvagem, para derrubar outras operações conhecidas da HIDRA. Howard Stark dá a Rogers equipamentos avançados, incluindo um uniforme de combate durável que mantém o tema do Capitão América e um escudo circular feito de Vibrânio, um metal raro e quase indestrutível. Nos meses seguintes Rogers e seu Comando Selvagem lideram um ataque ofensivo forte, sabotando várias operações da HIDRA, para a frustração do Caveiro Vermelha.

O time mais tarde ataca um trem com Arnim Zola a bordo. Rogers e Barnes iniciam uma luta contra os soldados dentro do trem, durante a qual Barnes cai do trem para sua aparente morte, enquanto Gabe Jones localiza Zola no trem e o captura. Rogers é extremamente afetado pela perda de seu melhor amigo e é convencido por Peggy Carter a utilizar sua mágoa como motivação para acabar com a HIDRA de uma vez por todas. Usando informações extraídas de Zola, a última fortaleza da HIDRA é localizada e Rogers lidera um ataque para impedir Schmidt de utilizar armas de destruição em massa nas cidades americanas.

Rogers sobe a bordo da gigantesco bombardeiro de Schmidt, o Valquíria, enquanto decola. Durante a luta que se segue, uma máquina contendo o Tesseract é danificada. Schmidt segura o Tesseract com as próprias mãos, dissolvendo-se em luz. O cubo cai no chão, queimando o avião e caindo no oceano da Terra. Vendo não ter como aterrissar o avião sem correr o risco de detonar as armas, Rogers colide no Ártico enquanto se despede tristemente de Carter, fazendo uma falsa promessa de levá-la para dançar, sabendo que nunca poderia cumpri-la. Stark mais tarde recupera o Tesseract do fundo do oceano, mas não consegue localizar o corpo de Rogers ou a aeronave de Schmidt.

Times Square.png

Rogers acorda em um quarto de hospital no estilo da década de 1940. Deduzindo através de uma transmissão de rádio anacrônica que não estava no lugar certo, ele vai para o lado de fora e encontra a Times Square dos dias atuais, onde Nick Fury lhe revela que "dormiu" por quase 70 anos. Rogers inspira profundamente e revela tristemente que tinha um encontro.

Algum tempo depois, Fury aborda Rogers, propondo uma missão com ramificações internacionais. (A cena então corta para uma pequena prévia de Os Vingadores.)

Elenco Editar

Aparições Editar

Locais Editar

Eventos Editar

Itens Editar

Veículos Editar

Organizações Editar

Mencionados Editar

Uma Coisa Engraçada Aconteceu no Caminho para o Martelo de Thor Editar

Artigo principal: Curta Marvel: Uma Coisa Engraçada Aconteceu no Caminho para o Martelo de Thor

O lançamento em Blu-ray de Capitão América: O Primeiro Vingador incluiu um Curta Marvel que mostra um roubo que o Agente Phil Coulson consegue impedir no caminho de estudar Mjølnir. Se passa entre Homem de Ferro 2 e Thor.

Música Editar

Links Externos Editar

Transparent AOU Logo.png
A wiki Universo Cinematográfico Marvel possui uma coleção de imagens e mídias relacionadas a Capitão América: O Primeiro Vingador.

Também no FANDOM

Wiki aleatória