FANDOM

Para outros usos, veja Homem de Ferro (desambiguação)
Homem de Ferro (filme)
Iron Man Official Poster.jpg
Diretor(es) Jon Favreau
Produtor(es) Victoria Alonso
Avi Arad
Peter Billingsley
Louis D'Esposito
Jon Favreau
Kevin Feige
Eric N. Heffron
Jeremy Latcham
Stan Lee
David Maisel
Roteirista(s) Mark Fergus
Hawk Ostby
Art Marcum
Matt Holloway
Compositor Ramin Djawadi
Data de Estréia 2 de maio de 2008
Duração 126 minutos
Receita $585.1 milhões
Mais Informações
Créditos Prêmios
Avaliações Mercadorias
Personagens Curiosidades
DVD Datas de Lançamento
Universo Cinematográfico Marvel
← Anterior Próximo →
""Obrigado por me salvar."
"Não desperdice... Não desperdice sua vida, Stark.""
Tony Stark e Ho Yinsen[src]
Homem de Ferro é um filme de super-herói de 2008 baseado no super-herói da Marvel Comics de mesmo nome. É o primeiro filme principal do Universo Cinematográfico Marvel e o primeiro filme da Fase Um.

Foi dirigido por Jon Favreau e estrelado por Robert Downey, Jr. como Tony StarkTerrence Howard como Tenente Coronel James "Rhodey" RhodesGwyneth Paltrow como a assistente de Stark, Pepper Potts e Jeff Bridges como Obadiah Stane. O filme possui duas sequências, Homem de Ferro 2 e Homem de Ferro 3.

Enredo Editar

O playboy e gênio visionário industrial Tony Stark, CEO da líder em defesa militar, Indústrias Stark, está no Afeganistão destruído pela guerra com seu amigo e conexão com o exército, Tenente Coronel James Rhodes, para fazer uma demonstração do novo míssil "Jericó".

Enquanto andando em um tanque, Stark é criticamente ferido em uma armadilha e retido como refém em uma caverna pelo grupo terrorista Dez Anéis. Um eletroímã construído por seu companheiro de cela, Dr. Ho Yinsen, impede que os estilhaços que feriram Stark atinjam seu coração e o matem. O líder do Dez Anéis, Raza, oferece liberdade a Stark se ele construir um míssil Jericó para o grupo, mas Stark e Yinsen concordam que Raza não manteria sua palavra.

Enquanto fingem trabalhar no míssil, Stark e Yinsen secretamente constroem um poderoso gerador chamado Reator Arc, para alimentar o eletroímã de Stark, e começam a construir uma armadura, desenhada por Stark, para ajudá-los a fugir. O Dez Anéis ataca a oficina quando descobre o plano de Stark, mas Yinsen se sacrifica para distraí-los enquanto a armadura de Stark carrega.

Stark and Yinsen.jpg
Usando a armadura, Stark luta para sair da caverna e encontra um Yinsen fatalmente ferido, que incentiva Stark a fugir e não desperdiçar sua vida. Um Stark furioso sai da caverna, queima o estoque de armas das Indústrias Stark dos terroristas e voa, caindo no deserto e destruindo a armadura.

Depois de ser resgatado por Rhodes, Stark volta pra casa e anuncia que sua empresa não irá mais produzir armas, tendo visto em primeira mão o que suas armas poderiam fazer em mãos erradas. Obadiah Stane, o antigo parceiro de seu pai e gerente da empresa, aconselha Stark que isto pode arruinar as Indústrias Stark e o legado de seu pai.

Na oficina de sua casa, Stark passa os próximos meses construindo uma versão melhorada de sua armadura, além de um reator mais poderoso para seu peito.
008IRN Leslie Bibb 007.jpg
Na primeira aparição pública de Stark depois de seu retorno, a repórter Christine Everhart o informa que armas das Indústrias Stark, incluindo o míssil Jericó, haviam sido recentemente entregues ao Dez Anéis e usados em um ataque a vila de Yins

Na primeira aparição pública de Stark depois de seu retorno, a repórter Christine Everhart o informa que armas das Indústrias Stark, incluindo o míssil Jericó, haviam sido recentemente entregues ao Dez Anéis e usados em um ataque à vila de Yinsen. Stark confronta Stane sobre as armas e descobre que Stane está tentando substituí-lo como presidente da empresa.

Furioso, Stark veste sua nova armadura e voa para o Afeganistão, onde salva Gulmira, a vila de Yinsen. Enquanto voa pra casa, Stark é seguido por dois F-22 Raptors. Ele liga para Rhodes e revela sua identidade em uma tentativa de impedir o ataque. Enquanto isso, o Dez Anéis coleta as peças do protótipo da armadura de Stark. Raza encontra com Stane e oferece uma troca pela armadura, entretanto, Stane elimina o grupo e rouba a armadura. Retornando às Indústrias Stark, Stane ordena que seus cientistas façam uma nova armadura da sucata.

Procurando outras armas entregues ao Dez Anéis, Stark manda sua assistente, Virginia "Pepper" Potts, hackear o sistema da empresa do escritório de Stane. Ela encontra evidência de Stane estar enviando armas para os terroristas mas também descobre que Stane contratou o Dez Anéis para matar Stark no Afeganistão, mas o grupo não aceitou. Potts mais tarde se encontra com o agente Phil Coulson da "Superintendência Humana para Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão", uma agência anti-terrorismo, para informá-lo das atividades de Stane.

Os cientistas de Stane revelam que não podem terminar sua armadura pois não conseguem duplicar o Reator Arc de Stark. Então, Stane cria uma armadilha para Stark em sua casa, usando um aparelho sônico para paralisá-lo e roubar seu Reator Arc. Deixado para morrer, Stark consegue engatinhar até seu laboratório e se salvar reutilizando seu antigo Reator Arc.
Iron Monger v. Iron Man.jpg
Potts e vários agentes da S.H.I.E.L.D. tentam prender Stane, mas ele veste sua armadura e os ataca. Stark luta contra Stane, mas é vencido devido ao fato de não ter seu novo reator para alimentar sua armadura na capacidade máxima. Stark atrai Stane até o topo do edifício das Indústrias Stark e dá instruções para Potts sobrecarregar o Reator Arc que se encontra no local. Isto gera uma onda elétrica gigantesca, que atinge Stane e o deixa inconsciente, fazendo com que ele e sua armadura caiam no reator, mantando-o. No dia seguinte, a imprensa deu nome de "Homem de Ferro" ao herói de armadura. Agente Coulson dá a Stark uma história falsa para encobrir os eventos da noite e da morte de Stane. Em uma conferência de imprensa, Stark começa a contar a história falsa, mas então anuncia que ele é o Homem de Ferro.
Ironman23.jpg
Mais tarde, o Diretor da S.H.I.E.L.D., Nick Fury, visita Stark em sua casa e, notando que o Homem de Ferro não é "o único super-herói do mundo", diz que quer discutir sobre a "Iniciativa Vingadores".

Elenco Editar

Aparições Editar

Locais Editar

Eventos Editar

Itens Editar

Organizações Editar

Mencionados Editar

MúsicaEditar

Links ExternosEditar

Transparent AOU Logo.png
A wiki Universo Cinematográfico Marvel possui uma coleção de imagens e mídias relacionadas a Homem de Ferro (filme).

Também no FANDOM

Wiki aleatória