FANDOM

Janet van Dyne
Janet
Nome Verdadeiro Janet van Dyne
Outro(s) Nome(s) Vespa
Espécie Humana (mudada pelo Reino Quântico
Cidadania Americana
Gênero Feminina
Data de Morte 2018
Afiliação S.H.I.E.L.D. (antigamente)
Filme Homem-Formiga
Homem-Formiga e a Vespa
Vingadores 4 (não lançado)
Interpretado por Michelle Pfeiffer
Hayley Lovitt (jovem)
Paul Rudd (enquanto possuía Scott Lang)
Status Morta

Janet van Dyne foi a esposa de Hank Pym e a mãe de Hope van Dyne. Ela operou como a heroína Vespa para a S.H.I.E.L.D., mas para salvar milhares de vidas, teve de se sacrificar e ficar perdida no Reino Quântico.

Quando enviou uma mensagem para Scott Lang, o mesmo notificou sua família, Hank Pym e Hope van Dyne, o que levantou a possibilidade da mesma estar viva no Reino Quântico. A missão foi bem sucedida, e Janet saiu do Reino Quântico com alguns aprimoramentos, ganhando poderes telecinéticos.

Quando Thanos estalou seu dedo para apagar a vida de metade do universo, Janet, junto com sua família, foram uma dessas pessoas aleatórias que desintegraram-se.

Biografia Editar

Vida antiga Editar

Construindo uma família Editar

Janet van Dyne casou-se com um cientista chamado Hank Pym, que conseguiu inventar um meio de humanos poder encolher do tamanho de uma formiga. Ele também descobriu um meio de comunicar-se com elas. Juntos, eles tiveram uma filha chamada Hope van Dyne.[1]

Homem-Formiga e a Vespa Editar

Janet van Dyne conseguiu convencer Hank Pym, seu marido, que deixasse-a participar das missões para a S.H.I.E.L.D.. Com seu próprio traje de encolhimento, Janet se tornou a Vespa e começou a ir nas missões junto de Hank Pym, o Homem-Formiga.[2]

Perdida no Reino Quântico Editar

Janet voando

Janet se preparando para virar subatômica

Eles fizeram várias operações para a S.H.I.E.L.D., até uma missão em 1987 onde tiveram que parar um míssil Soviético roubado, em direção aos Estados Unidos. Para poder desativar a bomba, Janet desativa seu regulador e virou pequena suficiente para entrar no míssil e o desativá-lo. Embora a missão tenha sido sucedida, Janet ficou perdida no Reino Quântico.

Janet no Reino Quântico

Janet no Reino Quântico

Para proteger sua filha, Hope, da terrível verdade, Hank a disse que sua mãe morreu em um acidente de avião. Hank começa a estudar o Reino Quântico, nas esperanças de que sua esposa estivesse viva. Hank contou à Hope a verdade em 2015. Depois de ver que Scott Lang, após uma batalha contra Darren Cross, conseguiu retornar do Reino Quântico, Pym começou a se perguntar se sua esposa ainda estava viva.[1]

Fugindo do Reino Quântico Editar

"Eu voltei para o Reino Quântico e acho que vi sua esposa."
Scott Lang para Hank Pym
Janet reencontra Hank

Van Dyne se reencontra com Hank Pym

Janet conseguiu se comunicar com Scott Lang após o mesmo sair do Reino Quântico, e deixou uma mensagem para trás. Isso fez com que Scott, que estava sem falar com a família de Janet por conta de seu envolvimento na Alemanha e sua prisão domiciliar, entrasse em contato com Hank Pym e Hope van Dyne. Enquanto isso, Pym e Hope continuaram à trabalhar no Túnel Quântico para salvar Janet, e os dois recrutam Lang. O trio é obrigado à trabalhar junto para superar a Fantasma e Foster, que estavam tentando entrar no Reino Quântico para curar Ava. Pym entra no Reino Quântico enquanto Hope e Scott lutavam contra Sonny Burch, que estava tentando roubar a tecnologia de Pym para uso próprio.
Beijo de Janet e Hank

Van Dyne beijando Hank Pym

A Fantasma chega e rouba o laboratório portátil de Pym. Enquanto isso, Hank Pym começa a perder a consciência após entrar no Reino Quântico usando o Túnel, mas é salvo por Janet. O casal é reunido e os dois começam a sua fuga. Fantasma então começa o processo de extração de energia, extraindo as energias curativas de Janet para poder curar-se e matar Janet no processo. Hope e Scott conseguem chegar a tempo e impedem Ava, salvando Janet. Janet e Hank conseguem escapar do Reino Quântico, e Janet elogia as habilidades de Hope e Scott.[2]

Van Dyne consegue estabilizar por pouco tempo o problema de Ava Starr, mas percebendo que precisaria de uma vasta quantidade de energia curativa para poder curá-la completamente. A família Pym é reunida, e juntos começam a construir uma nova vida em São Francisco. Hank cria outro Túnel Quântico, mas dessa vez portátil. Após terminar sua prisão domiciliar, Scott Lang é enviado pela família Pym ao Reino Quântico para conseguir energias para Ava, Janet o avisa para tomar cuidado com os vórtex do tempo, e que se ele caísse em um desses, não seria possível trazê-lo de volta.[2]

Vitória de Thanos Editar

Scott entra no Reino Quântico e consegue energia suficiente para curar Ava. No entanto, após pedir para ser puxado de volta do Reino Quântico, van Dyne, Pym e Hope não respondem ao chamado de Lang. Van Dyne, Pym e Hope foram desintegrados pelo uso das Joias do Infinito de Thanos, deixando Scott preso no Reino Quântico.[3]

Personalidade Editar

De forma contada por Hank Pym, Janet foi uma pessoa caridosa que não hesitaria se sacrificar para salvar milhares de vidas, mostrado quando ela mexeu em seu regulador e se tornou subatômica para desativar um míssil Soviético, e ficando presa no Reino Quântico como resultado. Hank ficou muito comovido com a suposta morte de sua esposa, ao ponto de ignorar sua filha, Hope, pra focar-se em salvar sua amada.

Apesar de ficar presa no Reino Quântico por anos, Janet nunca perdeu as esperanças de que reencontraria Hank e Hope. Janet também mostrou um pouco de seu senso de humor quando falou à Scott para tomar cuidado com as criaturas do Reino Quântico, e que apesar de serem fofas, podem devorá-lo.

Poderes e Habilidades Editar

Poderes Editar

Traje de Vespa

  • Manipulação de tamanho: Semelhante ao Homem-Formiga, van Dyne é capaz de encolher-se ao tamanho de um inseto graças às Partículas Pym. Ela ainda mantinha seu tamanho regular de força e durabilidade, enquanto em uma escala reduzida, o processo amplifica a quantidade de força que ela pode gerar e aumenta sua densidade. Além disso, o processo de alterar o tamanho comprime a força e a energia, manifestando-se como breves ondas de choque de vibração ao redor do alvo, o que aumenta momentaneamente sua força e seu ímpeto ao retornar ao tamanho normal.
    • Força sobre-humana: Quando diminuída em tamanho, van Dyne possuía força sobre-humana. Ela pode exercer força em seu estado encolhido que lhe permite saltar vastas distâncias e grandes alturas, embora ainda em pequena escala. Ela notavelmente foi capaz de esmagar os mecanismos internos de um míssil que ela entrou.
    • Durabilidade sobre-humana: Quando diminuída em tamanho, van Dyne possuía uma durabilidade sobre-humana, suficiente para sobreviver a quedas de grandes alturas e outros impactos que machucariam ou matariam até mesmo humanos de tamanho normal.
  • Voo: Ao utilizar quatro asas artificiais semelhantes a insetos, van Dyne poderia voar a velocidades impressionantes e manobrar com grande agilidade e facilidade. No entanto, depois de estar no Reino Quântico por 30 anos, duas das asas foram destruídas, deixando-a incapaz de voar.

Poderes do Reino Quântico Editar

  • Emaranhamento quântico: Depois de entrar em contato com Scott Lang, Janet estava ligada a ele, fazendo-a capaz de se comunicar psiquicamente com ele através da percepção alterando os sonhos que revelavam sua localização. Ela também foi capaz de possuir o corpo de Lang e usá-lo para revelar sua localização precisa.
  • Manipulação de partículas quânticas: Depois de passar três décadas no reino quântico, Janet podia usar as moléculas ao seu redor para se moldar e permanecer estável. Isso permitiu que ela sobrevivesse no reino por décadas aparentemente sem sustento.
  • Cura Quântica: Depois de absorver as energias Quânticas em uma velocidade sem precedentes, Janet foi capaz de manipular a estrutura dos organismos vivos em nível atômico e impedi-los de experimentar o Deslocamento Quântico. Além disso, ela foi capaz de remover os efeitos alucinógenos do Reino Quântico, como fez com Hank Pym.

Habilidades Editar

  • Intelecto de gênio: Janet foi uma das cientistas mais formidáveis do planeta Terra antes e depois do Reino Quântico. Ela foi capaz de (através de Scott Lang) perfeitamente alinhar o Túnel Quântico para sua localização exata. Janet também sabia bastante sobre Mecânica quântica e Bioquímica.

Equipamento Editar

Relacionamentos Editar

Família Editar

Aliados Editar

Inimigos Editar

Curiosidades Editar

  • Nos quadrinhos, Janet van Dyne foi a primeira incarnação da Vespa e uma integrante fundadora dos Vingadores, ela também foi quem sugeriu o nome da equipe.
  • Durante a cena em que Scott Lang encolhe-se ao Reino Quântico, é possível ver uma silhueta de como o traje de Janet van Dyne era. Em uma entrevista com site Collider, o diretor Peyton Reed disse que era possível ver alguém ou algo nessa cena.

Referências Editar

  1. 1,0 1,1 Homem-Formiga
  2. 2,0 2,1 2,2 Homem-Formiga e a Vespa
  3. Cena pós-créditos de Homem-Formiga e a Vespa