FANDOM

Em janeiro de 2015 a editora Marvel anunciava a sua nova mega saga, Guerras Secretas que iriam por universos da casa das ideias batalharem um contra o outro. Ao longo da divulgação do evento, a editora anunciou que haveriam “selos” que contariam histórias relacionados aos eventos da mini série principal e esses “selos” se chamavam Últimos Dias, Mundo de Batalha e Zona de Guerra. Como de costume houve muitas criticas devido a volta de grande Sagas da editora como Guerra Civil, Era de Ultron vs. Zumbis Marvel, Planeta Hulk, Dinastia M, O Velho Logan, Era do Apocalipse. Todas seriam revisitações aos universos dessas historias.

O que ninguém sabia até então é que tudo isso já estava em planejamento pelo escritor Jonathan Hickman, famoso por interligar seus trabalhos, desde sua passagem por Guerreiros Secretos (2009), Quarteto Fantástico (2009), Fundação Futuro (2011), Os Supremos do selo Ultimate (2011), Vingadores (2012) e Novos Vingadores (2012) culminando na saga Guerra Secretas em 2015.

Claro que a saga pode ser lida somente tendo como base seu trabalho em Vingadores e Novos Vingadores. A leitura é prazerosa e intrigante, mas se você fizer esse caminho todo de 7 anos de publicações da editora, ira perceber que é um trabalho genial. Um dos maiores já feitos na editora e arrisco a dizer que é a melhor saga da Marvel já feita. Jonathan Hickman trouxe para a editora o que sua rival é famosa em fazer: sagas cósmicas egrandiosas.

O enredo, todo seu trabalho nos grupos da editora em que ele passou, o desenvolvimento de personagens (Destaco aqui Reed Richards tanto da Terra 616 quanto da Terra 1610, Namor e Pantera Negra) são absurdos. A edição comemorativa número #600 do Quarteto Fantástico talvez seja uma das melhores edições que já li. A dicotomia entre Vingadores e Novos Vingadores, e a transformação do Reed Richards do universo Ultimate em vilão são alguns destaques.

Como todos sabem a saga Guerras Secretas já começou a ser publicada aqui no Brasil, com publicação da editora Panini e se encontra na terceira edição, mas para entendemos esse caminho que o autor percorreu iremos fazer as seguintes analises e sua datas de publicação:

– Guerreiros Secretos e S.H.I.E.L.D (Publicação: 23/09) – Quarteto Fantástico e Fundação Futuro (Publicação: 07/10) – Os Supremos (Publicação: 21/10) – Vingadores e Novos Vingadores Parte 01 (Publicação: 04/11) – Vingadores e Novos Vingadores Parte 02 (Publicação: 18/11) – Vingadores e Novos Vingadores Parte 03 FINAL (Publicação: 02/12) – Crossover entre Vingadores/Novos Vingadores e Multiversidade (Publicação: 03/02)

Espero assim ajudar a você entender um pouco mais dessa passagem do autor pela Marvel e também trazer os pontos principais para o entendimento dessa mega saga.