FANDOM

Thor (filme)
Thor Official Poster.jpg
Diretor(es) Kenneth Branagh
Joss Whedon (cena pós-créditos)
Produtor(es) Victoria Alonso
Mike Bodkin
Michael Chong
Louis D'Esposito
Kevin Feige
Alan Fine
David J. Grant
Craig Kyle
Stan Lee
David Maisel
Patricia Whitcher
Roteirista(s) Ashley Edward Miller
Zack Stentz
Don Payne
J. Michael Straczynski
Mark Protosevich
Compositor Patrick Doyle
Data de Estréia 2 de maio de 2011
Duração 114 minutos
Receita $449.3 milhões
Mais Informações
Créditos Prêmios
Avaliações Mercadorias
Personagens Curiosidades
DVD Datas de Lançamento
Universo Cinematográfico Marvel
← Anterior Próximo →
Homem de Ferro 2
Capitão América: O Soldado Invernal

Thor é um filme de super-herói de 2011 baseado no super-herói da Marvel Comics de mesmo nome. É o quarto filme principal do Universo Cinematográfico Marvel e o quarto filme da Fase Um.

Embora muitas cenas de flashback se passam milênios antes, o núcleo do filme se passa logo após os eventos de Homem de Ferro 2 e durante os eventos de O Incrível Hulk. Foi dirigido por Kenneth Branagh e estrelado por Chris Hemsworth, Natalie Portman e Tom Hiddleston.

A sequência, Thor: O Mundo Sombrio, foi lançado em 8 de novembro de 2013. Outra sequência, Thor: Ragnarok, está planejada para ser lançada em 28 de julho de 2017.

Enredo Editar

Dois físicos, Jane Foster e Erik Selvig, e sua estagiária de ciência política, Darcy Lewis, estão no deserto do Novo México, trabalhando em uma van enquanto conduzem uma pesquisa sobre um fenômeno similar à aurora boreal. Repentinamente um grande tornado/tempestade de raios se inicia e eles dirigem em sua direção para investigar. A van atinge um homem de dentro do turbilhão e param. Eles encontram um homem, um loiro forte, semi-consciente.

Em Asgard, Odin descreve uma batalha em 900 d.C. entre os Gigantes de Gelo e os Asgardianos. Os Asgardianos venceram e tomaram para si a poderosa Cofre dos Antigos Invernos, e retornaram para seu reino. Odin está falando com seus dois filhos, um sendo loiro e energético chamado Thor, o outro mais pensativo e moreno, nomeado Loki. Odin diz que ambos são dignos mas que apenas um será rei de Asgard.

Anos depois Asgard está sediando uma cerimônia elaborada. O garoto loiro é agora um adulto e está sendo reconhecido como príncipe herdeiro. Loki observa com inveja. Antes que Odin possa continuar sua proclamação, ele sente a presença de intrusos. Três Gigantes de Gelo se infiltraram na sala segura onde estava guardada a poderosa arma dos Gigantes de Gelo. Entretanto, O Destruidor aparece e impede que os intrusos obtenham o cofre, matando os três. Examinando os destroços, Odin parece calmo, mas Thor está com raiva e quer atacar. Odin discorda.

Thor Odin Loki.png
Thor reúne Loki e seus amigos, Volstagg, Fandral, HogunSif, e eles se encaminham para a Ponte Bifrost. O guardião, Heimdall, permite que eles passem e os seis são transportados para o domínio dos Gigantes de Gelo, Jotunheim, uma terra inculta, congelada e desmoronando. Eles confrontam o Rei dos Gigantes de Gelo, Laufey, que insulta os heróis Asgardianos. Mais Gigantes de Gelo cercam os seis e Laufey lhes dá a chance de partir pacificamente. Entretanto, Thor reage imprudentemente a um insulto de um Gigante de Gelo e uma batalha começa. Durante a batalha, Loki sofre uma reação incomum quando é tocado por um Gigante de Gelo.

Laufey solta uma besta gigante e os Asgardianos retornam para Bifrost. Thor mata a besta mas o time fica cercado novamente e se desesperam. Odin chega e intervem para salvar os heróis, se desculpando com Laufey pela intrusão e tentando restabelecer a paz, mas Laufey diz que é tarde demais, que os Gigantes de Gelo estão em guerra contra Asgard. Ele tenta esfaquear Odin, que golpeia Laufey e leva os jovens Asgardianos de volta para casa.

Thor Bifrost.jpg
De volta ao lado Asgardiano do portal, Odin permite que os quatro amigos irem embora e confronta Thor e Loki. Odin está furioso por Thor ter levado Asgard de volta à guerra, e diz a Thor que ele não será um bom rei. Ele remove seu poder, o bane para a Terra, e envia seu martelo, Mjølnir, atrás dele alguns segundos depois, dizendo que quem quer que segure o martelo, e seja merecedor dele, deverá possuir o poder de Thor.

Na Terra, Thor imediatamente atingido pela van de Jane Foster enquanto eles dirigem para dentro da tempestade da qual ele emergiu. Thor começa a perguntar onde está e se torna agressivo a ponto de Darcy atingi-lo com o taser, desacordando-o. Os três cientistas o colocam na van e o levam ao hospital. Ele começa a lutar novamente quando acorda e é eventualmente tranquilizado. Erik tenta fazer Jane abandoná-lo, dizendo que ele é um maluco, mas ela fica curiosa e atraída por ele.

Quando os cientistas retornam para sua base na cidade eles descobrem que a S.H.I.E.L.D. está confiscando todos os seus equipamentos e pesquisas relacionados às alterações atmosféricas recentes, e a aparição do martelo de Thor. Incertos sobre o que fazer, o trio volta ao hospital, mas Thor escapou. Enquanto vão embora na van, eles atingem o Asgardiano novamente e ele fica desacordado, mas dessa vez o levam com eles. Jane lhe dá roupas mundanas que pertenciam a seu ex-namorado. Após ouvir habitantes falando sobre uma queda de um satélite 80 quilômetros à oeste, Thor decide ir até lá e mais uma vez Erik tenta convencer Jane a deixá-lo sozinho. Thor anda pela cidade e tenta conseguir um cavalo em um pet shop. Jane aparece e lhe oferece uma carona e os dois vão para o oeste na van.

2011 thor 012.jpg
No local da queda do satélite, uma multidão de moradores da cidade foi reunida; pessoas estão festejando e tentando levantar o martelo da cratera. Um deles tenta puxar o martelo com sua caminhonete. Agentes do governo da S.H.I.E.L.D. chegam para tomar posse do local, montando um acampamento temporário para estudar o martelo. Durante a noite, Jane e Thor chegam no local. Thor se infiltra no acampamento enquanto Jane se atrapalha para se esconder. Após bater em muitos agentes, e ser visto pelo Gavião Arqueiro, Thor finalmente encontra o martelo, mas não consegue levantá-lo. Ele pranteia sua impotência e se joga no chão, e não luta quando os agentes da S.H.I.E.L.D. chegam e o prendem.

Em Asgard, os quatro amigos de Thor começam a suspeitar que Loki tenha algo a ver com o banimento de Thor. Loki percebe que não é um Asgardiano puro e Odin admite que Loki foi tirado de Jotunheim quando criança e criado como seu próprio filho. Loki fica confuso e com raiva enquanto Odin entra em um estado comatoso chamado "Sono de Odin", deixando Loki se tornar rei.

2011 thor 013.jpg

De volta à Terra, o Agente Phil Coulson questiona Thor, e quando o deixa sozinho rapidamente, Loki aparece na sala. Loki diz a Thor que Odin está morto e que ele não pode retornar a Asgard, deixando Thor perturbado. Erik chega e mente para os agentes da S.H.I.E.L.D., dizendo a eles que Thor é o ex-marido de Jane e está sob influência de esteroides. De alguma forma ele possui uma carteira de motorista falsa. Coulson deixa Erik levar Thor embora, que furtivamente pega o caderno de Jane na saída. De volta à cidade, Erik leva Thor para beber, agora tentando convencer Thor a abandonar Jane devido suas complicações, e as que viria a causar. Os dois bebem uísque e criam um vínculo. Thor leva um Erik bêbado para o trailer de Jane. Thor e Jane vão para fora para observar as estrelas, e Thor explica sobre os Nove Reinos e a Ponte Bifrost para Jane. Jane descobre que a ponte é uma teorética Ponte de Einstein-Rosen ou buraco de minhoca, o mesmo que ela estava pesquisando.

Loki congela Heimdall em Asgard, e usa a Bifrost para se encontrar com Laufey. É revelado que foi Loki quem deixou os Gigantes de Gelo entrarem em Asgard para reaver o cofre durante a coroação de Thor. Ele faz um acordo com Laufey para que entrem em Asgard novamente para matar Odin e levar seu cofre, e em retorno eles voltariam para casa em paz. Loki então ordena que o Destruidor vá para a Terra e mate Thor.

Destroyer vs Thor.png

O Destruidor chega no deserto do Novo México e começa a explodir tudo com um raio de calor. Thor e os três cientistas tentam proteger todos. Thor confronta o Destruidor e pede a Loki, que pode ouvir e ver o que está acontecendo de Asgard, para deixar os humanos em paz e levá-lo em seu lugar. O Destruidor dá um tapa em Thor e faz ele cair, aparentemente morto. Jane corre até o corpo chorando. Entretanto, o ato altruísta de proteção de Thor lhe faz merecedor novamente de segurar Mjølnir, que se livra de sua cratera e retorna para a mão de Thor. Ele é completamente restaurado de sua energia e veste novamente sua capa vermelha e armadura. Ele facilmente derrota o Destruidor e tenta retornar para Asgard, prometendo a Jane que retornaria.

Os Gigantes de Gelo invadem Asgard através do portal, passando pelo congelado Heimdall. Laufey vai para os aposentos de Odin e, enquanto se prepara para matar o deus nórdico, Loki mata Laufey para posar como herói. Embora congelado, Heimdall está conciente e consegue se libertar e trazer Thor de volta a Asgard. Thor vai rapidamente lutar contra os Gigantes de Gelo.

Destroyed Bifrost 3.png

Loki vai para o Portal Bifrost e o estabelece para destruir o planeta gelado Jotunheim. Thor tenta impedi-lo e os dois batalham. Thor imobiiza Loki com Mjølnir e começa a destruir a Ponte do Arco-Íris para parar o portal. Quando a ponte quebra, os dois irmãos caem no espaço, mas Odin aparece e segura Thor, que segura o bastão de Loki. Loki admite sua derrota e se permite cair, desaparecendo no vácuo.

Tudo parece ter voltado ao normal em Asgard, embora Odin esteja triste com o que ocorreu. Thor lamenta por seu irmão e sente falta de Jane, que ele não pode visitar agora que Bifrost foi destruída. Entretanto, Heimdall, observando além da ponta da Ponte do Arco-Íris, afirma que Jane está procurando por ele. De volta à Terra, Jane está em um novo laboratório com novos equipamentos, sendo agora ajudada pela S.H.I.E.L.D.

Mais tarde, Selvig foi levado a uma instalação da S.H.I.E.L.D. onde se encontra com Nick Fury. Fury lhe mostra o Tesseract em uma mala, o qual ele diz que pode ser uma fonte de poder ilimitado. Loki aparece em um reflexo, invisível para Selvig e Fury, e diz, "Bem, acho que isso merece uma verificação", o que Selvig repete devido à sutil influência de Loki.

Elenco Editar

Aparições Editar

Locais Editar

Eventos Editar

Itens Editar

Veículos Editar

Espécies Sencientes Editar

Criaturas Editar

Organizações Editar

Mencionados Editar

Música Editar

O Consultor Editar

Artigo principal: Curta Marvel: O Consultor

O lançamento em Blu-ray de Thor incluiu o primeiro Curta Marvel chamado "O Consultor". O curta explicou a aparição de Tony Stark em O Incrível Hulk. Se passa após os eventos principais eventos de Thor e durante os eventos finais de O Incrível Hulk.

Links Externos Editar

Transparent AOU Logo.png
A wiki Universo Cinematográfico Marvel possui uma coleção de imagens e mídias relacionadas a Thor (filme).

Também no FANDOM

Wiki aleatória