FANDOM

Para outros usos, veja Terra-199999 (desambiguação)
IMG 2231.JPG

O Universo Cinematográfico Marvel é um universo partilhado criado pela Marvel Studios englobando seus filmes independentes. Todos até agora existem no mesmo universo, da mesma forma que a Marvel fez com seus quadrinhos.

O universo eventualmente expandiu para uma série de curtas, chamados Curtas Marvel, inclusos no Blu-ray de cada filme começando com Thor e terminando com Thor: O Mundo Sombrio.

Os curtas foram eventualmente descontinuados em favor de diferentes séries televisivas também existentes no mesmo universo, que estão atualmente em diversos estágios de evolução.

A franquia se passa na Terra-199999, embora na franquia o planeta seja referido simplesmente como "Terra".

Filmes

Fase Um

Fase Dois

Fase Três

MCU.jpg

Curtas

Naamloos.jpg

Séries de TV

IMG 2232.JPG

Séries da ABC

Séries da Netflix

Série Online

Quadrinhos

Filmes Não-Desenvolvidos

Artigo principal: Lista de Filmes Não-Desenvolvidos

Jogos

Livros de Arte

Histórias inspiradas pelo Universo

Curiosidades

  • Até agora, os filmes lançados do Universo Cinematográfico Marvel arrecadaram $8.515.169.987 no mundo todo.
  • O Universo Cinematográfico Marvel é a franquia de maior arrecadação da História.
  • Devido à problemas financeiros enfrentados pela Marvel no passado, a empresa teve que vender os direitos de filmagem de vários de seus personagens dos quadrinhos. Algumas dessas vendas ainda valem hoje, portanto os personagens não podem ser utilizados no UCM.
    • Devido à Fox possuindo os direitos da franquia X-Men, os filmes dos X-Men se passam em um universo diferente do UCM. Fox também possui os direitos da franquia do Quarteto Fantástico.
      • Mercúrio e Feiticeira Escarlate caem sob os direitos das duas companhias, já que têm origem mutante mas são fortemente associados aos Vingadores. Ambas as empresas possuem limitações entretanto.
        • Fox não pode fazer qualquer menção do envolvimento dos Gêmeos com os Vingadores.
        • Marvel não pode fazer qualquer referência à origem mutante dos Gêmeos, seu pai Magneto, ou sua associação com os X-Men.
    • De maneira similar, os direitos de Homem-Aranha pertencem à Sony, e a série de Sam Raimi e a série O Espetacular Homem-Aranha se passam separadas do UCM; embora após o último filme da segunda franquia, um acordo foi feito entre as duas empresas, resultando em outro reboot da série, desta vez tornando-a situada no UCM.
      • A indicação inicial de um elemento de cooperação entre a Sony e a Disney foi quando a Sony deu permissão para a Disney para usar o edifício da OsCorp para uma aparição de fundo em Os Vingadores, no entanto, devido a limitações de orçamento e tempo a ideia foi abandonada.
        • Além disso, Andrew Garfield, o ator que interpretou o Homem-Aranha em O Espetacular Homem-Aranha, expressou interesse em aparecer em uma sequência de Vingadores.
        • Em 10 de fevereiro de 2015, foi anunciado que Sony e Disney haviam firmado um acordo para colocar o Homem-Aranha no UCM. O personagem, interpretado por Tom Holland, deverá aparecer pela primeira vez no UCM em Capitão América: Guerra Civil seguido pelo segundo reboot da franquia, um filme solo entitulado Homem-Aranha que está programado para ser lançado em 2017. Adicionalmente, foi anunciado que a Sony possuiria controle criativo completo sobre o personagem e a franquia com a mesma se passando no UCM, permitindo que personagens de outras propriedades do UCM apareçam na franquia e vice-versa. Adicionalmente, os spin-offs da franquia planejados pela Sony estão em desenvolvimento.
    • Os direitos cinematográficos do Namor estão com a Marvel Studios atualmente mas devido à "antigos contratos com outras partes" parece que não podem utilizá-lo no momento.
    • Os diretos do Homem-Coisa estão com a Lionsgate e portanto não podem usá-lo no UCM.
  • Após o lançamento de Homem de Ferro, Marvel Studios entrou em acordo para produzir mais cinco filmes com a Paramount Pictures - Homem de Ferro 2, Thor, Capitão América: O Primeiro Vingador, Os Vingadores e Homem de Ferro 3. Em 2009, Disney comprou a Marvel e recebeu os direitos de distribuição de Os Vingadores e Homem de Ferro 3. Em 2013, recebeu os direitos de distribuição de Homem de Ferro, Homem de Ferro 2, Thor e Capitão América: O Primeiro Vingador para concluir a aquisição da Marvel. O Incrível Hulk é o único filme do UCM que não pertence à Disney devido à acordos separados entre Disney e Universal Studios.

Links Externos

Também no FANDOM

Wiki aleatória